Entre em contato

Higiene e Segurança na Compra dos Alimentos

            Segue algumas dicas, da Vigilância Sanitária, que você pode usar na hora de comprar os alimentos, para evitar danos á saúde:
Carnes, aves e peixes – compre sempre alimentos frescos, com aparência, cor e odor característicos, sob refrigeração e de fontes seguros, devidamente inspecionados em sua origem e número do SIF. Alimentos perecíveis como as carnes, iogurtes, queijos e outros devem ser comprados por último e levados à refrigeração o mais breve possível.
As carnes devem estar firmes, e com cheiro próprio. A carne bovina tem a cor “vermelho vivo” e a suína, “vermelho polido”. Não consumir carnes amolecidas ou pegajosas, com cor escura, cor esverdeada ou odor forte.
As carnes de aves devem ter consistência firme, cor amarelada, brilhante e cheiro próprio e deve também estar bem aderida aos ossos. Não preparar aves com cheiro forte ou cor alterada.
Os peixes devem ter escamas bem aderidas, olhos salientes e brilhantes, guelras de cor vermelha e cheiro característico. Não preparar peixes que soltam escamas facilmente, com carne amolecida e guelras escuras.
Os ovos devem estar sem rachaduras, com a clara consistente. Não preparar ovos com rachaduras, clara amolecida e cheiro forte.
Alimentos enlatados ou à vácuo – o principal sinal visível de deterioração é o estufamento da embalagem. Portanto, não compre latas estufadas, enferrujadas, com rótulos manchados ou molhados. Os enlatados deteriorados são os que mais oferecem risco á saúde.
Alimentos em embalagem de vidro – irregularidades no produto podem ser observadas quando houver formação de gases, estufamento de tampa, turvação do líquido, depósito branco no alimento ou no fundo da embalagem, objeto estranho ou sujeira nas bebidas engarrafadas.
Alimentos em pacotes – não devem ser comprados se as embalagens apresentarem estufadas, com furos, vazamentos, partes amassadas ou violadas. Quando o pacote for transparente, observar se os grãos não estão carunchados e se não há presença de mofo no caso de massas, pães etc.
Alimentos “in natura” – não comprar frutas “batidas”, com manchas ou partes moles; Verduras amareladas, com manchas ou marcas de inseto; Legumes esponjosos, machucados ou enrugados, com manchas escuras, partes podres ou emboloradas.
Embutidos – (salsicha, mortadelas, lingüiças) devem ter consistência firme e estar bem aderidas à embalagem. Não preparar embutidos de cor alterada, com líquido ou ar dentro da embalagem ou que estejam pegajosos.
Alimentos como grãos (lentilha, ervilha, feijão, etc.), farinhas, biscoitos, macarrão, etc., apresentam como principal problema a contaminação por insetos, geralmente carunchos. È importante observar se a embalagem do produto apresenta sinais de rompimento, como furos, ou a presença de farelo ou grãos grudados, como se estivessem úmidos.
Dessa maneira você pode adquirir produtos de qualidade sem oferecer risco á saúde.

Imyra Ranzani Avanzi
Nuricionista CRN 11085

Copyright © Supermercado Estrela - 2010

Valid XHTML 1.0 Transitional